domingo, janeiro 28, 2007

Destinos - Turismo

(Foto © O Conquistador)
Avis
A vila de Avis desempenhou um papel de destaque na História do nosso País, por ter sido a sede de uma das mais importantes Ordens Militares e ter dado nome à mais emblemática dinastia portuguesa.

A primeira referência ao lugar de Avis em documentação medieval portuguesa data do século XIII, quando, no âmbito da Reconquista, ali foi sediada uma importante Ordem Militar que adoptou o mesmo nome. A Ordem usufruía, então, de um forte poder secular e religioso na vila, não tendo sido permitida a instalação de qualquer outra entidade religiosa, de forma a evitar a existência de mais um concorrente na posse de bens e direitos.

A definição da origem de Avis não é, no entanto, consensual, uma vez que alguns documentos apontam para a preexistência desta localidade em relação à Ordem Militar que ali se instalou, fazendo referência à doação destas terras por Afonso II aos freires de Évora, em 1211, para que aí construíssem uma fortaleza e formassem uma povoação. Há ainda autores que consideram que os monumentos megalíticos existentes revelam que os primeiros povoadores terão ali chegado na Idade do Ferro. Existem também alguns registos alusivos a desvios das vias romanas até Avis, que remontam ao século X, o que revelava já então a existência de um núcleo populacional.

Em Avis subsistem ainda alguns vestígios islâmicos que apontam para a presença de comunidades muçulmanas neste lugar. Neste contexto, a doação das terras a uma entidade religiosa só pode ser entendida como forma de impor uma nova autoridade no âmbito de um longo processo de Reconquista, em que se procurou estender, progressivamente, a fronteira cristã a sul.
Apesar do passar dos séculos, da evolução dos gostos e das mentalidades, Avis conserva ainda o traçado das ruas estreitas e algumas construções que testemunham a origem histórica da Vila.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

A mulher como expressão feminina em relação ao aborto

Amigos, eu sou a favor do sim ao aborto, porque a mulher é um ser humano que tem de ser ajudado e não ser tratada como uma criminosa. Há por aí muita gente que é contra, mas no entanto as suas mulheres podem fazer o aborto em qualquer clinica privada, enquanto outras fazem na clandestinidade perante uma lei absoleta que foi redigida por um governo de direita.
Será que o referendo de 11 de Fevereiro dará resultado positivo?

sábado, janeiro 13, 2007

Poesia Erótica

Seus seios
Seus seios são o caminho que todos anseiam
eles são fartas tetas por onde a existência se fortifica
seus seios não são a loucura plus
eles não são nada mas são tudo
firmes e belos eles apontam
para o sol de todos os dias
criatura do criador
obra prima no oásis
de nós mesmos
seus enlouquecem
quando desatam da alça do sutiã
eles são como a aurora
surgindo para além do previsível
e irremediável
seus seios eis a lírica mais perfeita
num tempo de imperfeições.
Por - Paulo Netho

domingo, janeiro 07, 2007

A liberdade do povo iraquiano

A liberdade do povo iraquiano, deve-se à morte do ditador Saddam Hussein, mas no entanto, vai continuar a haver divergências étnicas entre sunitas e xiitas, devido às influências de americanos e da frente radical Al- Quaeda que irá manifestar-se, certamente, por atentados no mundo ocidental. Com isto quero dizer que o mundo nunca irá ter uma paz duradoura.

Será isto verdade ou não?